Antes de qualquer coisa consideremos que algumas definições de competência:
Como vêem existem as mais diversas maneiras de dizer quase a mesma coisa.
Chama a atenção que alguns autores consideram a competência como conteúdo de habilidade, mas também há os que dizem o contrário.
Mas, definição à parte, pode-se considerar que a medida da competência é dada pelo seguinte conjunto:
talento (inato) que gera aptidões (ou traços) que desenvolvemos na forma de habilidades / capacidades, que somadas à uma formação escolar e experiência profissional, mais a vontade (nossa ambição pessoal e energia). Creio que, desta forma, teremos a equação da competência.
A aplicação à seleção
Atualmente há uma abordagem moderna das competências, em que se busca nas entrevistas de seleção e de avaliação de desempenho, atingir uma postura dinâmica e dialética: no Tempo e no Espaço, ou seja:
No exterior algumas empresas estão começando utilizar este procedimento, onde há entrevistas, recursos eletrônicos e medidas para acompanhar permanentemente os resultados do profissional.
Os profissionais são avaliados pelos resultados e não só pelas tarefas (cargos que ocupam). Nisto são ajudados pela expertise (conhecimento especializado). E mais do que isto, acabam os tradicionais cargos de confiança.
Uma nova estrutura organizacional ?
O aumento constante de profissionais especializados (com domínio de novas tecnologias), gera o desmembramento da expertise e a necessidade de círculos de ocupações e, por conseqüência, o fim das pirâmides organizacionais quando o chefe da cadeia não compreende o trabalho de seus subordinados (sic). Neste momento deveria, ao contrário, estar gerando o empowerment.
Mas, como sempre, os profissionais com maior capacidade intelectual têm mais chances e este fato vem motivando o achatamento das estruturas organizacionais e uma grande desigualdade salarial: nas empresas que utilizam instrumentos sofisticados de gestão se ganha muito mais . Quem permanece em um ambiente estável (estagnado?) pode ter a surpresa de, em um par de anos, de estar na pré-história empresarial.
O profissional comum está com muitas dificuldades para sobreviver, imaginem então para crescer neste ambiente competitivo.
Com isto a supervisão muda o seu conceito: diminui a supervisão no conteúdo do trabalho e cresce o foco no desempenho e administração da carreira como um todo.
Hoje há uma crise que decorre da morosidade com que corre a informação nas redes de empresas desatualizadas. Outra dificuldade é decorrente do crescimento enorme das grandes corporações. Enquanto estas empresas brincam de faz de conta de que estão se atualizando, as pequenas e médias empresas (as novas que aprenderam a identificar brechas na couraça de poder das "bigs") ganham flexibilidade e ganham em comunicação e controle. São orientadas para o cliente.
RESUMINDO:
Competência é a capacidade de produzir uma conduta bem sucedida: (educação e experiência) + (aptidão e habilidades) + (aspirações / energia / atitudes)
Competências Comportamentais:
Habilidades Interpessoais
Desenvolver Pessoas
Liderança
Comunicação
Influência
Planejamento e Execução
Orientação Cliente
Network
Atitudes
Fatores Potenciais de Fracassos:
Inflexibilidade
Impulsividade
Arrogância
Padrões Incompatíveis de Conduta
Dependência
Ausência de Bom Senso
Falta de Motivação
Narcisismo (Infantilidade)
Inconsistência
Lembrando o que vimos anteriormente, é preciso definir muito bem as aptidões para chegar ao ponto em que estamos e àquele para onde queremos ir. Veja:
Ainda as aptidões:
A aptidão é uma característica individual relativamente estável, resultante de uma super aprendizagem ou da genética e que podem ser identificadas através de técnicas de análise fatorial.
Ela pode ser a denominação da inteligência, mas, em geral, é empregado para definir aptidões específicas não intelectuais (sociais e motoras, por exemplo), Este termo não deve ser confundido com capacidades e fatores, visto que estes não são inatos ou adquiridos.
Competência é a capacidade de produzir uma conduta. Assim, as competências perceptivas, motoras, cognitivas, etc. remetem àquilo a que o sujeito está em condições de perceber, de fazer com seus músculos, de conhecer, de lembrar, etc. sem um comportamento necessariamente perfeito.
Aqui temos que considerar que não gerando um comportamento perfeito, o que podemos avaliar são os resultados.
Esta distância não deve, entretanto, ser devida senão às circunstâncias desfavoráveis à expressão da competência já presente: distinguir-se-á, portanto, a competência da potencialidade, da qual não se esperará que se traduza em comportamentos de qualidade antes de ter ocorrido o desenvolvimento.
Competências são modalidades da estrutura da inteligência, operações e ações que usamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas.
Entrevista por competência
(Procedimento)
1 - PREPARAÇÃO DA ENTREVISTA
Este guia de entrevista é apropriado para posições gerenciais. Não use este guia para entrevistar os candidatos para outros níveis. Se um guia não está disponível para a posição focada, contate RH para conselho.
1.1 - Protagonistas:
CANDIDATO |
DIVISÃO |
ENTREVISTA |
DATA |
Atenção: Cinco Chaves para Prever o Sucesso ou Fracasso de um Gerente:
O Gerente Bem Sucedido é descrito tipicamente como:
Gerentes mal sucedidos são descritos tipicamente como:
Planejamento das Entrevistas:
Veja no CV do candidato: espaços em branco ou obscuros, seqüência de empregos, superposição dos períodos.
Avalie o crescimento das responsabilidades x o tempo que demandou. O salário. Registre os Motivos para deixar emprego (avalie explicações superficiais).
Registre qualquer resposta no CV que necessite esclarecimento.
Compare as respostas de entrevista com o CV e revise-o.
Descrição do Cargo:
Antes de tudo v. precisa estruturar a entrevista. Temos que definir as competências (e para cada uma delas definir os traços positivos, as dificuldades do funcionário ou do candidato) e suas áreas de responsabilidade.
GUIA PARA AS ENTREVISTAS:
A seguir v. encontrará um guia de entrevistas com itens básicos para ajudar a avaliar habilidades de candidatos respeitando cada uma das competências escolhidas.
Cada uma tem a chave básica para avaliá-la e depois, abaixo, você achará outras idéias de perguntas para o ajudá-lo a comprovar e a ter uma compreensão clara das habilidades de candidato.
Antes de começar a entrevista, selecione pelo menos uma pergunta básica de cada área. Como v. faz perguntas básicas e secundárias, tome notas no espaço providenciado e marque os indicadores "de habilidade” ao topo de cada página conforme v. for progredindo.
Pontos básicos da entrevista:
a) CONHECIMENTO DA EMPRESA PELO CANDIDATO:
b) FORMAÇÃO ESCOLAR
c) EXPERIÊNCIA:Treinamento “on the job” (de boa qualidade) que tenha feito: habilidades que desenvolveu nos empregos anteriores. Ver pontos decisivos de deu trabalho.
COMPETÊNCIAS PESSOAIS
Dica: Avalie as habilidades, quando desenvolveu estas habilidades e como seu desempenho melhorou. |
A melhor resposta dará: o trabalho realizado, como respondeu, prazer e/ou desmotivação, eventos que conduziram até o ponto decisivo. |
D) COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS:
1- Habilidades interpessoais: normalmente você encontrará indicadores positivos ou negativos durante a entrevista.
Fique atento para:
Indicadores positivos: |
Indicadores negativos: |
Simpático e acessível |
Desfocado |
Paciente |
Injusto |
Hábil e rápido / inteligente |
Desmotivado |
Flexível |
Áspero / crítico / mordaz |
Analítico |
Distante |
Colaborador – Aberto - Útil |
Narcisista |
Motivador |
Desmotivado |
Energia |
Postura inadequada |
Confiante |
Reverberativo / repetitivo |
Avaliar: Principais Traços
Constrói o “Edifício de relações”: Credibilidade de “construções” de networks e desenvolver relações positivas a longo prazo. Trabalho de equipe: Colaboração de atos e apoio a outros. Administração de Conflitos: solucioná-los construtivamente e com habilidade Sensibilidade: preocupação pelo bem-estar de outros
2- Capacidade de influenciar
Indicadores positivos: |
Indicadores negativos: |
Simpático |
Desfocado |
Paciente |
Injusto |
Hábil e rápido |
Desmotivado |
Flexível |
Áspero / crítico / mordaz |
Analítico |
Distante |
Colaborador |
Narcisista |
Motivador |
Desmotivado |
Energia |
Postura inadequada |
Confiante |
Reverberativo / repetitivo |
Avaliar:
3- Desenvolver pessoas
Indicadores positivos: |
Indicadores negativos: |
Simpático e acessível |
Desfocado |
Paciente |
Injusto |
Hábil e rápido / inteligente |
Desmotivado |
Flexível |
Áspero / crítico / mordaz |
Analítico |
Distante |
Colaborador – Aberto - Útil |
Narcisista |
Motivador |
Desmotivado |
Energia |
Postura inadequada |
Confiante |
Reverberativo / repetitivo |
Avaliar
Avaliação de Outros: Avalia as habilidades e desempenho de outros, adequando-os às necessidades da organização.
Avaliação e Treinamento: Ativamente provê o desenvolvimento de outros por uma avaliação e treinamento.
Delegação: Aloca trabalho para recursos de leverage e capacidades do pessoal de operação
Motivação: Reconhece as necessidades de outros e usa encorajamento e reconhecimento para aumentar motivação.
Estabelece Expectativas: estabelece e comunica padrões.
Administração de responsabilidade: Estabelece e comunica claramente expectativas desafiadoras, metas e objetivos.
4- Comunicação
Indicadores positivos: |
Indicadores negativos: |
Simpático e acessível |
Desfocado |
Paciente |
Injusto |
Hábil e rápido / inteligente |
Desmotivado |
Flexível |
Áspero / crítico / mordaz |
Analítico |
Distante |
Colaborador – Aberto - Útil |
Narcisista |
Motivador |
Desmotivado |
Energia |
Postura inadequada |
Confiante |
Reverberativo / repetitivo |
Avaliar
Comunicação verbal: Fala claramente, é sucinto e convincente.
Escutando: Escuta atentamente e procura entender.
Comunicação Escrita: claro e conciso.
5- Julgamento e tomada de decisão
Indicadores positivos: |
Indicadores negativos: |
Simpático e acessível |
Desfocado |
Paciente |
Injusto |
Hábil e rápido / inteligente |
Desmotivado |
Flexível |
Áspero / crítico / mordaz |
Analítico |
Distante |
Colaborador - Aberto - Útil |
Narcisista |
Motivador |
Desmotivado |
Energia |
Postura inadequada |
Confiante – Assume Riscos |
Reverberativo / repetitivo |
Avaliar:
Pensamento estratégico: profundidade no avaliar problemas, desafios e oportunidades que a organização enfrenta.
Criatividade: busca melhorias identificando oportunidades e reconhecendo cursos alternativos de ação.
Solução de Problemas: identifica com precisão problemas e toma decisões boas e acha soluções efetivas.
Conseqüência de avaliação: tem uma aproximação equilibrada e decisiva nas decisões e julgamentos que toma.
Decisiveness: encara assuntos duros e toma decisões difíceis de uma maneira oportuna.
6– Habilidade de planejar e executar.
Indicadores positivos: |
Indicadores negativos: |
Simpático e acessível |
Inflexível |
Produtivo |
Ingênuo |
Hábil e rápido / inteligente |
Desorganizado |
Flexível |
Inexato |
Planejador |
Distante |
Colaborador – Aberto - Útil |
Narcisista |
Motivador |
Desmotivado Inepto |
Energia: orientado para o campo |
Imediatista |
Confiante |
Impulsivo |
Avaliar
Precisão com Detalhe: assegura precisão mostrando atenção aos detalhes.
Eficiência: otimiza o tempo e recursos.
Planejar e Organizar: planeja e organiza em ordem, maximizando produtividade e assegura resultados desejados.
7- Atitudes
Indicadores positivos: |
Indicadores negativos: |
Orientado para Qualidade |
Inseguro |
Comedido |
Desfocado |
Orientado para resultados |
Desmotivado - Negativo |
Flexível |
Dependente |
Analítico |
Descuidado |
Colaborador – Aberto - Útil |
Narcisista |
Motivado |
Desmotivado - Improdutivo |
Energia - Diligente |
Postura inadequada |
Confiante |
Reverberativo / repetitivo |
Avaliar: Atitude (uma das competências-chave)
Motivação: em suas aproximações trabalha com entusiasmo, mantendo uma perspectiva positiva.
Confiança: opera de forma confiante e faz suas tarefas apesar de uma carga de trabalho exigente.
Flexibilidade: desenvolve aproximações imediatas, adapta-se facilmente às pessoas novas e rotinas.
Orientação de desenvolvimento: Faz da auto-melhoria uma prioridade.
8- Orientação para o Consumidor / Cliente
Indicadores positivos: |
Indicadores negativos: |
Simpático e acessível |
Desfocado no Cliente |
Paciente |
Injusto |
Hábil e rápido / inteligente |
Desmotivado |
Flexível e equilibrado |
Áspero / crítico / mordaz |
Educado |
Distante |
Colaborador - Aberto - Útil |
Narcisista |
Influente |
Emocional |
Energia |
Postura inadequada / Tipo “Astucioso” |
Confiável |
Fraco |
Interessado |
Repetitivo |
Avaliar
Client Needs Oriented: identifica com precisão as necessidades do cliente e permanece sensível às suas necessidades.
Índice Geral do Dicionário |