|
|
Administração por processos
|
No fim dos anos 80 a troca do sistema de APO (Administração por Objetivos) pela APP (Administração por Processos), provocou uma série de mudanças que atingiram seu ponto culminante entre 95 e 97, com um grande processo de fusões e aquisições, associações até então inimagináveis.
Foram efetuadas mudanças de sistemas de linha de montagem, desenvolvimento de projetos de produtos em grandes centros de pesquisa e inovação, (com a centralização da capacidade de gerar produtos de alta tecnologia em locais estratégicos), aceleração do processo de informações (o que permitiu o downsizing e o aparecimento de técnicas de empowerment, produtividade, comunicações mundiais mais rápidas e em " realtime ", a melhoria excepcional da formação de técnicos, etc.
O domínio da teoria do conhecimento e suas aplicações científicas provocou uma grande evolução das necessidades de recursos humanos mundiais, e muitos países ganharam a condição de geradores de recursos e de produtos, que passaram a ser produzidos e distribuídos mundialmente.
Vejamos suas conseqüências e as necessidades imediatas:
1. necessidade de rápido "agiornamento" por parte dos profissionais atuais;
2. necessidade de dominar mais de um idioma: o inglês;
3. conhecimentos da linguagem da informática, como posso melhorar meu trabalho e solicitar o apoio dos analistas para novas soluções;
4. necessidade de imediata adaptação e melhoria do sistema escolar e do treinamento empresarial;
5. busca de técnicos no exterior para acelerar o processo de assimilação de novas técnicas;
6. desenvolver a mentalidade do especialista em oposição ao generalista superficial. Apoiar a carreira em Y;
7. dar oportunidade de treinamento e reciclagem ao profissional experiente que deseja participar de um processo de mudanças (é a melhor solução) . Em seguida, após uma correta formação técnica, aqui sim, vamos providenciar o treinamento em negócios, estratégias, etc;
8. incentivar empresas que desejarem atuar em processos modernos;
9. incentivar a produção em escala;
Em todos os campos existem empresas modernas e empresas que não conseguem atualizar-se. Cada empresa possui a sua individualidade e como tal um processo de seleção bem feito tem em vista o seguinte: o perfil do profissional a ser contratado oscilará conforme as necessidades organizacionais da mesma.
O mercado oferece muitas oportunidades para quase todos os profissionais, porém o compromisso do homem de seleção é com a verdade: a verdade da empresa e suas necessidades, bem como com a verdade do candidato pois este necessita atingir seus fins e assim é necessário respeitar suas características, não é válido oferecer uma posição inadequada - nem maior nem menor do que aquela que ele pode exercer.
<< página anterior
|
|
|
|