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Avaliação de desempenho
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Fonte: Self-Science: The Subject Is Me, de Karen F. Stone e Harold Q. Dillehunt (Santa Monica: Goodyear Publishing Co., 1978).
Conceitos Envolvidos
Você pode se deparar em uma entrevista com alguns destes conceitos. Repare, é tudo coisa que você conhece:
Estratégia: conjunto de objetivos e de políticas capazes guiar e orientar o comportamento da empresa a longo prazo.
Tática: esquema específico de emprego de alguns recursos de uma estratégia geral.
Objetivos: são os alvos desejados e devem estar claramente definidos que propiciem escolha de indicadores e padrões de desempenhos adequados e úteis.
Planejamento estratégico: "É o processo de decisão dos objetivos da empresa, das mudanças nesses objetivos, dos recursos utilizados para atingi-tos e das políticas que deverão governar a aquisição, utilização e dispo; desses recursos".
Indicadores: São as medidas que permitem detectar se o objetivo está : alcançado. Os indicadores são expressos em forma de dado méritos, descrições, percentuais, entre outros.
Padrões de desempenho: São as metas em termos de qualidade e quantidade a serem atingidas em cada um dos indicadores definidos e fornecem a há ca a avaliação dos resultados.
Trabalho em equipe: Forma de organização de trabalho que exige e estabelece borrarão entre pessoas visando atingir os objetivos comuns da unidade a qual pertençam ou de objetivos multifuncionais. Pressupõe que pessoas, mesmo com habilidades e conhecimentos diferentes, se complementem para o desenvolvimento das atividades rumo aos objetivos propostos.
Feed-Back" ou retro-informação: É comunicação do processo de acompanhamento ou avaliação de desempenho. É importante para a determinação de mudanças no trabalho.
Análise de cargos: É o estudo dos cargos necessários para o funcionamento da empresa. O produto final desse estudo é a descrição das atividades componentes e os requisitos necessários dos ocupantes de cada cargo definido.
Controle de acompanhamento de desempenho: É um instrumento de uso gerencial cuja utilidade é anotar as ocorrências, tanto positivas quanto negativas, durante o período da avaliação.
Plano de carreiras ou de cargos: É um instrumento importante de gestão de pessoal na empresa e tem interligações com a avaliação de desempenho. Um plano de carreiras ou de cargos permite o estabelecimento das trajetórias das pessoas na empresa. Um dos objetivos da avaliação de desempenho é propiciar o desenvolvimento das pessoas, sendo então importante que a empresa possua um programa formal de carreiras ou de cargos.
Promoção vertical e horizontal: É o crescimento do funcionário para um cargo superior ao ocupado. Na promoção vertical, normalmente são verificadas as habilidades, conhecimentos, além de outros requisitos da qualificação profissional, e o desempenho do funcionário. A horizontal é o crescimento salarial do funcionário no cargo ocupado em função de um desempenho destacado.
Responsabilidade pessoal: assumir responsabilidade; reconhecer as conseqüências de suas decisões e ações, aceitar seus sentimentos e estado espírito, ir até o fim nos compromissos (por exemplo, nos estudos).
Assertividade: declarar suas preocupações e sentimentos sem ira nem passividade.
Dinâmica de grupo: cooperação; salter quando e como conduzir, quando ser conduzido.
Solução de conflitos: como lutar limpo; o modelo vencer/vencer para negociar acordos.
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