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Aptidões e habilidades
INTELIGÊNCIA: função psicológica ou o conjunto de funções graças à qual o organismo se adapta ao seu meio;
SABERES: formas de inteligência que intervém nas atividades estruturadas;
HABILIDADES: formas de inteligência que estão em ação nos múltiplos aspectos da vida cotidiana ou prática.
Aptidão
A aptidão é uma característica individual relativamente estável, resultante de uma superaprendizagem ou da genética e que podem ser identificadas através de técnicas de análise fatorial.
O termo aptidão tem várias acepções: pode ser a denominação da inteligência por exemplo, mas, em geral, é empregado para definir aptidões específicas não intelectuais (sociais e motoras por exemplo). ) e este termo não deve ser confundido com capacidades e fatores, visto que estes não são inatos ou adquiridos.
Principais tipos de aptidões:
1. fluência verbal;
2. memória;
3. representação espacial;
4. habilidade numérica;
5. habilidade manual;
6. habilidade motora.
Aptidão física e motora
Aptidão + Habilidade: determinantes da performance motora
Aptidões físicas
1. Força (estática, dinâmica e explosiva);
2. Resistência;
3. Flexibilidade (estática e dinâmica);
4. Coordenação motora (global e bimanual);
5. Velocidade do movimento.
Aptidões psicomotoras
1. Velocidade (de reação, de decisão);
2. Precisão de movimentos controlados ou balísticos;
3. Precisão de perseguição de um corpo em movimento (por ajustamentos motores contínuos ou discretos);
Habilidades
As habilidades são conjuntos circunscritos de competências que se atualizam em comportamento eficazes, que resultam, geralmente, de aprendizagem, eventualmente favorecida por aptidões ou disposições inatas.
As habilidades de nível superior são competências muito gerais e aplicáveis, em princípio, à solução de um grande número de problemas.
Inicialmente consideradas as três chaves do saber : leitura, escrita e aritmética, hoje devem ser adicionadas as alfabetizações em informática e na mídia.
Habilidades cognitivo - Afetivas básicas
1. plasticidade mental;
2. curiosidade de espírito;
3. capacidade de identificar problemas e resolvê-los;
4. criatividade;
5. capacidade de trabalhar em grupo.
Habilidade motora
Capacidade adquirida por aprendizagem para realizar uma tarefa complexa, executando movimentos que correspondem a exigências de precisão, rapidez, economia, eficiência e regularidade.
A HABILIDADE RESPONDE A UM FUNCIONAMENTO ECONÔMICO, OU SEJA, A UMA RESTRITA MOBILIZAÇÃO DOS RECURSOS DA ATENÇÃO E AO ESTABELECIMENTO DE UMA RELAÇÃO ÓTIMA ENTRE O TRABALHO MECÂNICO PRODUZIDO E O GASTO ENERGÉTICO PRODUZIDO POR ESTE TRABALHO.
Só se fala em habilidade se a tarefa for difícil, isto é que exija uma aprendizagem anterior.
Podem ser ainda:
1. ABERTAS: são desenvolvidas em ambiente mutante e não se pode prever o resultado;
2. FECHADAS: podem ser planejadas, em ambiente fechado, e podem ser realizadas após a aprendizagem;
3. ESPACIAIS: visam um objetivo situado no espaço;
4. GESTUAIS: visam a produção de uma forma gestual.
Habilidades e competências
Hoje o mercado está saturado da palavra competência. Temos hoje as mais diversas experiências, inúmeras tentativas, algumas bem sucedidas outras definitivamente não.
Uma matriz de competências que o profissional deve ter desenvolvido ao longo da educação formal e vida profissional. A idéia é a de que seja capaz de integrar diferentes tipos de conteúdos aprendidos. Deve ser capaz de ler, compreender, interpretar e produzir textos, envolvendo todas as áreas de disciplinas .
São as modalidades estruturais da inteligência, as operações e ações que usamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas.
Habilidades
Para trabalhar com competências vamos encontrar frequentemente o conceito de habilidade. O que são habilidades? Referem-se ao plano de "saber fazer" e decorrem das competências.
Competências
Capacidade de produzir uma conduta. Os cognitivistas separam as estruturas e mecanismos mentais dos comportamentos observáveis, optando pelos primeiros. Assim, a competência de percepção, motora, cognitiva, amnésica etc., remete àquilo que o sujeito está, idealmente, em condições de perceber, de fazer com seus músculos, de conhecer, de lembrar etc., sem que os comportamentos o traduzam necessariamente de forma perfeita.
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