|
|
Cultura organizacional
|
Muito se fala sobre cultura e valores, mas o que é isso?
Além de ser a maneira como uma empresa realiza seus fins e os valores que cultiva, podemos dizer de maneira mais exata que a cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e comportamentos que é compartilhado pelo corpo social da organização, caracterizando padrões; de conduta claramente definidos.
Por exemplo, a busca da qualidade do produto. É um valor tão forte dentro da organização que todos os demais critérios de ação se subordinam a este comportamento. O respeito aos compromissos assumidos com os clientes é um padrão de comportamento adotado por todos os empregados.
A participação dos empregados na critica construtiva, na solução de problemas e na atuação criativa é estimulada e analisada, mesmo que não seja, eventualmente, aproveitada a sua idéia e jamais usada contra eles.
As relações da empresa com o ambiente externo são regidas por critérios éticos, legais e profissionais claramente especificados.
Estes valores são firmados pela coerência permanente da organização em suas ações, evidenciando o que é importante para ela.
É também a manifestação de uma consciência coletiva sobre a filosofia, a missão, os valores, as crenças e as políticas gerais que configuram o comportamento empresarial e o reconhecimento de uma identidade empresarial que a diferencia das demais empresas, conferindo-lhe vida própria e sua identificação interna e externamente.
<< página anterior
|
|
|
|