About us  Clients  Candidates  Digital Solutions  Contact us


   Home
   Envie seu currículo /  Resume
   Cargos em aberto / Jobs
   Dicas / Counseling
   Artigos / Articles
   Mapa do Site / Site map
   Pesquisa / Search



Av.  Alfredo Egídio de Souza Aranha,  nº 75 - 1º Andar
CEP 04726-170
Chácara Santo Antônio
Fone: 55 11 5641-2255



Planeje sua carreira
Organize-se para buscar um novo desafio



Anúncio de emprego
Entender uma oferta de emprego é essencial.




   
 
























































































A mente sem sujeito
(na base das ciências cognitivas)

Lacan: "a questão de saber se a máquina é ou não humana está resolvida: ela não o é. Resta saber se o homem no sentido em que o entendemos é tão humano assim".

A cibernética é a ciência das formas: a característica mais importante de um organismo vivo é a sua abertura para o mundo exterior: o que significa que possui órgãos de acoplamento que lhe permitem recolher mensagens do mundo exterior , as quais decidem a sua conduta futura.

Sistema simbólico físico versus pensamento estruturado em linguagem.

Temos circuitos nervosos analógicos e digitais: os primeiros são contínuos e mais lentos pois são transmissores de mensagens hormonais e os segundos (descontinuístas) são transmissores de mensagens codificadas (os símbolos). Exemplo do influxo nervoso:

a) descontinuísta: redes de neurônios e de impulsos nervosos

b) continuísta (conservadora):
  • Campos elétricos
  • Variáveis contínuas de tipo químico e hormonal

    McCulloch: reúne o cérebro, a mente e a máquina. Energia Psíquica versus Informação é diferente da energia.

    Neurose é a redução da quantidade de informação que o sistema nervoso pode processar em virtude da indisponibilidade de alguns de seus circuitos.

    Símbolos são os produtos das transformações que conservam a quantidade de informação, embora mudando a natureza dos objetos a que se referem.

    Wiener: a informação contida em nossos cromossomos pode no máximo especificar as conexões entre 10 mil neurônios e possuímos 10 (à potência de 10) deles (assim só as grandes linhas da estrutura do cérebro são geneticamente determinadas: o resto deve ser dado à experiência e à aprendizagem.

    McCulloch: O olho só transmite ao cérebro um centésimo da informação que recebe: como resolver este desperdício que ocorre na passagem da sensação para a percepção ?

    Wiener: só poderemos permanecer onde estamos se corrermos o mais rápido que pudermos. "Nossa natureza consiste em uma luta hercúlea para o esforço de construir um enclave de organização num mundo (ordem física) que faz tudo submergir numa desordem avassaladora".

    Piaget: fundamentos biológicos da inteligência

    Genótipo: estrutura do organismo determinada pelas contribuições genéticas de cada progenitor

    Fenótipo: característica observáveis do organismo conforme expressas dentro de um determinado ambiente

    operações de interiorização
    operações de simbolização
    operações concretas
    operações formais

    1 - Flexibilidade do desenvolvimento humano

    2 - Identidade (ou natureza) das capacidades intelectuais.


    COGNITIVO:

    Designa todo processo de tomada ou tratamento da informação e se aplica particularmente ao que diz respeito à percepção, à memória, ao pensamento e à linguagem.

    Designa os processos intelectuais em oposição ao comportamento, em contraste ao neuronal / biológico (neurobiológico) em relação ao que nasce no espírito/mental. É o programa em oposição ao hardware ( o cognitivo seriam os níveis de computação e da representação, enquanto o biológico se limita à sua realização).

    Remete às funções psíquicas superiores, com elaborações complexas, representações, instrumentos simbólicos e até tomadas de consciência em oposição com as atividades automatizadas ou com as regulações propriamente biológicas.


    MATERIALISMO RENOVADO:

    A mente é um conjunto das propriedades de um rede de neurônios interconectados e não há diferença em relação a qualquer outro sistema de quaisquer elementos interconectados de maneira similar (ou seja a mente não é uma entidade transcendente em relação à rede de neurônios)


    CRÍTICA DO SISTEMA:

    É uma tentativa fisicalista de suplantar as psicologias existentes, porém sem ambição de avançar no campo das ciências sociais em geral.


    a) GLOBALWEB

    Altos volumes para produtos de alto valor (agregar valor)
    Não há fronteira econômica, política ou geográfica = mercados cada vez mais extensos e diversificados.
    É preciso gerar consumidores = a cultura é o principal meio para criação de consumidores.

    A informatização é o meio para a produção = não há mais centro (existe o know-ware, estar em online e em tempo real, pois todas as direções são possíveis)

    b) SINERGIA

    Ações coordenadas que operam no mesmo sentido

    c) TEORIA DOS SISTEMAS

    São duas funções diversas que caracterizam todo sistema vivo:

    1. a capacidade de transformação
    2. tendência para a manutenção do equilíbrio.

    Sistema é todo organismo ou grupo natural (como a família) estruturada progressivamente no tempo por meio de uma história que permite a experimentação, por tentativas e erros, de transações e retroações corretivas.

    d) ESTRATÉGIA

    São atividades pelas quais o sujeito escolhe, organiza e administra suas ações para realizar uma tarefa ou atingir um objetivo.

    e) TENDÊNCIA

    As tendências são o substrato das condutas.

    A tendência é um movimento em estado latente, ou seja, disposição interna de um organismo para realizar certas ações ou facilitar sua execução.

    Esta presença dinâmica manifesta-se por uma falta ou por uma tensão.

    f) HEURÍSTICA

    A formalização das heurísticas é objeto da inteligência artificial.

    Procedimento não algorítmico que ajuda na resolução de problemas - permitindo resolver vários problemas similares mas, não garante a validade da solução.

    1. Heurísticas gerais: consiste em decompor o problema em problemas mais simples que se sabe resolver
    2.
    3. Heurísticas específicas: próprias de seu domínio, como agrupar os termos de mesmo grau na resolução das equações algébricas

    Nos problemas em que é exigido a escolha de etapas, a heurística é um método ou princípio que permite decidir, por ocasião de uma das etapas, qual a escolha mais promissora para atingir um objetivo.

    g) ALGORITMO

    Uma noção intuitiva de algoritmo, utilizada em informática, designa a descrição precisa de um método de tratamento de uma classe de problemas: consiste em uma seqüência finita de operações a efetuar a partir de dados, a fim de obter um resultado determinado (processos de cálculo, chamado efetivo se o resultado é obtido em todos os casos em um número finito de etapas).

    De um ponto de vista matemático um algoritmo define uma função calculável. Um exemplo histórico é o " algoritmo de Euclides" para o cálculo do maior divisor comum de dois inteiros dados.

    Em informática algoritmos clássicos relacionam-se aos problemas da repartição de elementos.


    RESOLVER PROBLEMAS:
    Consiste em construir redes de comunicação mais ágeis e sofisticadas.


    COISA SENSÍVEL:
    São objeto da estética (lógica da faculdade do conhecimento inferior)


    << página anterior


  •